sábado, 29 de abril de 2006

Ele: o tempo! É... o POETA estava certo...

As semanas passam como a batida das asas de um beija-flor; questão de milésimos. Eu vou passando os dias a acordar às 7h; tomar um banho para espantar a única coisa que consegue me derrubar - o sono. Luto com meu guarda-roupas...faço as demais atividades da manhã, comuns a qualquer ser humano, e sigo meu caminho. Ingrata rota da rotina...

Passando pelas pontes que cortam os rios da minha cidade, chego ao seu lado mais antigo. Deparo-me todos os dias com aqueles lindos sobrados centenários e faço um enorme esforço para que não se tornem comuns aos meus olhos. Passeio a vista em busca de uma novidade naquelas paredes que viram o tempo passar, erguidas em suas estruturas. Velha nostalgia daquilo que não vivi. Cores, rachaduras e as marcas Dele...

Tenho os mesmos amigos de 15 anos atrás. Hoje, diferentes daqueles moleques que costumavam correr e jogar bola pelos pátios do colégio, eles têm barbas e falam de trabalho. Uns contabilizam suas recentes conquistas, outros fantasiam o desejo de serem pais. Eu observo tudo maravilhada com a força do Dele; ele muda tudo, e tem o poder de petrificar aquilo que é bom. E eu acho bom.

Fazendo a assessoria da Festa da Lavadeira, deparei-me com pernambucos que nunca sonhei que podiam existir. Entre um release e outro, eu descrevia a gradiosidade do evento que nunca conheci, mas que já me sentia parte. Hoje acompanhei um grupo de maracatu a uma gravação para a tv, na praia do Pina. Pessoas de uma comunidade pobre da cidade, vestindo trajes de reizado... vi-me prostrada em frente a uma verdadeira família real afro-pernambucana-brasileira. Enquanto meu colega fazia sua chama pra tv, eu acompanhava com os olhos as batidas das alfaias, que parecia imitar os músculos de todos os corações... e do meu.

Fascinada. Bairrista... mergulhada nessa tradição que atravessou o oceano, e o tempo! Ele!

É...
O amor atravessa o tempo.
A amizade é atemporal.
A beleza, imortal...
Que será de nós então?

"Sabe lá..."

------------------------------------------------------------------------------------------------
Amado leitor...sinto sua falta!
Passarinho, "te amo do umbigo"

Continue lindo... faltam 8 meses....
2 kg a menos...

Nenhum comentário: