domingo, 11 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 e outros assuntos para discussão

Tenho uma opinião sem muito sentimento e um sentimento bem pessimista em relação ao fato do Brasil ser sede as olimpíadas de 2016. Na verdade, não achei que o Comitê Olímpico Internacional (COI) pudesse realmente eleger o Brasil para a tarefa, não por razões econômicas, mas porque já temos a Copa do Mundo de 2014, e ainda em 2007 tivemos o superfaturado Pan do Rio. Aliás, tudo no Rio, né? O Brasil tem 8.514.876,599  km² (segundo a wikipedia) e tudo acontece no Rio de Janeiro.

Enfim.

Já tinham me pedido um texto aqui sobre esse assunto, já que fiquei na torcida por Madri até o último segundo, só que antes eu preferi ouvir algumas outras opiniões.

Antes mesmo do anúncio, Bruno já veio puxando conversa e se posicionando contra. Entre seus argumentos é o tácito: tudo que acontece nesse país é no Rio de Janeiro. Não são só as novelas de Manoel Carlos – e olhe que Lula é pernambucano (não, não... vamos deixar Pernambuco fora dessa. Já temos problemas demais por aqui).

Já Tardelle gostou e me disse que vai comprar ingressos para os jogos (uhum... muito esportista). Ele acha que o evento vai deixar benefícios para a população e que vai ser uma excelente divulgação do Rio, atraindo o turismo pras bandas de lá. Essa mesma opinião é a da minha prima, Makele, que é turismóloga e puxou logo a sardinha pro seu lado.

Meu professor de espanhol é mestre em Ciências Políticas e, entre outras coisas, disse que país de terceiro mundo tem outras prioridades – não pode ficar investindo tanto em eventos esportivos. Eu pensei em fazer um somatório (conta final do Pan de 2007 + previsão para a Copa de 2014 + Previsão para as Olimpíadas de 2016), mas vou deixar mais pra frente.

O resto das pessoas que eu observei, meio que se divide. No meu MSN, tem gente batendo palmas pra eleição; no site do G1, tinha gente metendo o pau nessa “palhaçada”.

Na época do Pan, Bruno me mostrou um site que denunciava desvios de verbas, obras superfaturadas e outros deslizes da organização do evento. Li num site que, segundo o Tribunal de Contas, foram gastos R$ 3,8 bilhões no Pan – mais do que a expectativa de gastos da África do Sul. Levando em conta que já temos a Copa de 2014, eu não quero nem imaginar o que vai ser gasto (leia-se o que vai ser gasto + o que vai ser desviado).

O vídeo da candidatura é lindo, mas o apoio deve ser racional, até para que não se repitam os erros do Pan. A Secretaria Especial de Turismo do Rio colocou no ar um site cheio de boas intenções, o Transparência Olímpica. Brincadeira, né? Já começou com -3 de credibilidade.


AND THE NOBEL GOES TO...
A igreja rouba, o futebol é roubado, os políticos roubam e até o seu vizinho de porta também rouba. E numa época onde a lista de descréditos cresce adoidado, entra para o ranking o prêmio Nobel. Pelo menos pra mim. Pelo menos até encontrar uma explicação convincente para Barack Obama ser o Nobel de 2009.

O assunto volta em breve. Vou ler mais para debater melhor...

MARGE SIMPSON NA PLAYBOY
Para comemorar o aniversário de Os Simpsons, a Playboy convidou Marge para ilustrar a capa da edição americana na revista. Vi no Diario de Pernambuco, sexta, mas a notícia, óbvio, já está espalhadíssima. Encontrei uma foto da mãe de Bart, Lisa e Meg...





 
 
 
 
 
 
 
 
e a capa da referida edição:
 

4 comentários:

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ainda bem que somos todos crianças! Muito bem lembrado! :)

KKKKKKKKKKK! Marge Simpson na Playboy vai ser demais!

Abraçãooooo! Beijãoooooo, Tat!

Pedro Antônio

Anônimo disse...

A escolha da Olimpíada no Brasil(a primeira da Ámerica do Sul) foi uma das melhores coisas que já aconteceram a esse país.
O que se ganhou em auto-estima é imensurável.
Esse papo de "Não temos saúde pública, não temos educação. Pra que fazer uma Olimpíada?)
Esse papo é caduco, o Brasil precisa perder o complexo de vira-lata.
Uma Olímpiada háaaaa tempossss não é mais visto como gasto, e sim, INVESTIMENTO!
É justamente em um país/cidade em com várias dificudades, sim, mas em pleno desenvolvimento, que ela deve ser feita.
Uma Olímpiada alavanca uma cidade - teu professor de araque com certeza não é de Barcelona. Mal comparando, é como uma fábrica que chega a uma cidade pequena.
É justo, muito justo, é justíssimo que seja feita no Rio de Janeiro - vc queria na Amazônia?
Pôooo, o Rio tá em franca decadência há uns 40 anos, merece essa chance de se reerguer.
Quanto ao negão gente fina Obama, foi um prêmio atípico.
Ele ganhou, e sabe disso, pelo que ainda vai fazer.
Vi uma declaração dele: "Aceito esse prêmio como uma chamamento ao trabalho"
Foi um prêmio cheio de simbolismo.
Achei bacana.

PS: A capa brasileira desse mês tá bem melhor.

Um abraço, Tatiana, e torcendo por Madri?!?
Vc está completamente fora da nova ordem mundial, como diria Mano Caetano.

José Henrique

Juliana Troxler disse...

Jose Henrique...
Eu venho observando seus comentários e, francamente, não entendo essa sua necessidade de criticar. O pior é que não são critias positivas, são criticas de uma pessoa que, por alguma razão, está com muita raiva. Você não sabe fazer um elogio, gosta de usar palavras desrespeitosas como "professor de araque". Não quero que você me entenda errado, você até tem idéias interessantes, que poderiam ser levadas em consideração se você não as expusesse de uma forma tão agressiva e irônica. Pense nisso! Até com uma bricadeira como Marge sendo capa da Playboy você tem que ser contra de alguma forma. Se você não gosta de NADA do que a escritora tem postado porque continua lendo? Só para ter o prazer de se opor, de ser irônico? Tem tantos blogs por aí... você poderia procurar um com idéias mais parecidas com a sua para tentar desenvolver a sua habilidade de elogiar, de ser mais positivo. Enfim... "PEACE MY FRIEND!" A gente já tem muita agressividade nesse mundo!

Tatiana,
Eu vejo muitos pros e contras das olimpíadas ser no Rio de Janeiro. Acho que pode trazer benefícios sim para o nosso país, como também pode ser uma oportunidade de ouro para os nossos políticos corruptos, como de costume, passarem a mão (ainda mais) no nosso suado dinheiro. Entendo o porque das pessoas digamos, mais recionais e menos sentimentais, estarem receiosas. Por outro lado, sabemos que brasileiros normalmente são muito emotivos e sempre celebram uma esperança de melhora. Acho que no final, baseados em experiências passadas, todos tem um ponto de verdade em suas opiniões.
As incertezas sobre as consequências aumentam ainda mais quando você lembra que em 2016 não será mais Lula que estará no comando e sim outro presidente com outra maneira de pensar e com outros políticos dando-lhe suporte.

Acho que Marge na capa da Playboy foi uma idéia muito criativa! Sai da mesmisse... :)

Beijos!

Anônimo disse...

Juliana, acho que teu curso de psicologia foi furado. :>)
Não há raiva de nada!
"A capa desse mês tá bem melhor" foi uma nítida brincadeira.
A palavra escrita tem o problema da intonação, por isso uso sinais :>), mas mesmo assim, as vezes, as pessoas não entendem.
Mas vc tem razão, aqui é meio caretinha.
Tô de saída, mas não sem antes, claro, deixar um abraço pra voinha de Tatiana.
Isso em nada é deboche, gosto dos idosos. :>)

Abraço pra quem fica.

Jose Henrique