quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lançamento da indústria fonográfica [1]

Super mais que recomendado!















Abaixo, adaptação do texto de apresentação da Biscoito Fino (que você pode ler na íntegra clicando aqui).

DVD CARTOLA E DONA ZICA – MPB ESPECIALTV CULTURA

Em 1973, Cartola gravou um "MPB especial" para  a TV Cultura, ao lado da esposa, Dona Zica,  e do grupo de chorinho Regional do Evandro. O sambista relembrou seus sambas e, com aquele jeito delicado, inspirou o poeta Carlos Drummond a dizer: “Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e se renovam amando”. 

Agora, a Biscoito Fino lança o programa em DVD.

Mesmo já sendo o compositor de "Divina Dama, Sim", "O sol nascerá" e "Peito vazio", Cartola ainda não havia gravado um disco solo, o que só aconteceu em 1974, quando já estava com 66 anos. Mas Cartola já era um dos maiores sambistas e leltristas da MPB, gravado por Carmen Miranda e Mário Reis, e tinha no currículo a criação, com um grupo de amigos, da Estação Primeira de Mangueira. Foi quem escolheu o nome e as cores da escola.


Cartola, sobre "Infeliz sorte":

Um dia apareceu lá no morro o Mário Reis, querendo comprar uma música. Estava com outro rapaz, que veio falar comigo. "O Mário Reis está aí e quer comprar um samba teu". Fiquei surpreso: "O quê? Querendo comprar samba, você está maluco? Não vendo coisa nenhuma". No dia seguinte ele voltou e me levou até o Mário Reis. Ele confirmou: "é, Cartola, quero gravar um samba seu. Fique tranquilo, seu nome vai aparecer direitinho. Quanto você quer por ele?". Pensei em pedir uns 50 mil réis. O outro rapaz falou baixinho: "Pede uns 500 mil". Eu disse: Você está louco, o homem não vai dar tudo isso. Com muito medo, pedi os 500 mil. Em 1932, era muito dinheiro. O Mário Reis respondeu: "Então eu dou 300 mil réis, está bom para você?". Bom, ele comprou o samba mas não gravou. Quem acabou gravando foi o Chico Alves.

Um comentário:

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Olhaaa...

Deve ser muito bom! :)


Valeu pela dica!

Abração!

Ótimo fim de semana!

Pedro Antônio