Super mais que recomendado!
Abaixo, adaptação do texto de apresentação da Biscoito Fino (que você pode ler na íntegra clicando aqui).
DVD CARTOLA E DONA ZICA – MPB ESPECIALTV CULTURA
DVD CARTOLA E DONA ZICA – MPB ESPECIALTV CULTURA
Em 1973, Cartola gravou um "MPB especial" para a TV Cultura, ao lado da esposa, Dona Zica, e do grupo de chorinho Regional do Evandro. O sambista relembrou seus sambas e, com aquele jeito delicado, inspirou o poeta Carlos Drummond a dizer: “Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e se renovam amando”.
Agora, a Biscoito Fino lança o programa em DVD.
Mesmo já sendo o compositor de "Divina Dama, Sim", "O sol nascerá" e "Peito vazio", Cartola ainda não havia gravado um disco solo, o que só aconteceu em 1974, quando já estava com 66 anos. Mas Cartola já era um dos maiores sambistas e leltristas da MPB, gravado por Carmen Miranda e Mário Reis, e tinha no currículo a criação, com um grupo de amigos, da Estação Primeira de Mangueira. Foi quem escolheu o nome e as cores da escola.
Cartola, sobre "Infeliz sorte":
Um dia apareceu lá no morro o Mário Reis, querendo comprar uma música. Estava com outro rapaz, que veio falar comigo. "O Mário Reis está aí e quer comprar um samba teu". Fiquei surpreso: "O quê? Querendo comprar samba, você está maluco? Não vendo coisa nenhuma". No dia seguinte ele voltou e me levou até o Mário Reis. Ele confirmou: "é, Cartola, quero gravar um samba seu. Fique tranquilo, seu nome vai aparecer direitinho. Quanto você quer por ele?". Pensei em pedir uns 50 mil réis. O outro rapaz falou baixinho: "Pede uns 500 mil". Eu disse: Você está louco, o homem não vai dar tudo isso. Com muito medo, pedi os 500 mil. Em 1932, era muito dinheiro. O Mário Reis respondeu: "Então eu dou 300 mil réis, está bom para você?". Bom, ele comprou o samba mas não gravou. Quem acabou gravando foi o Chico Alves.
Um comentário:
Olhaaa...
Deve ser muito bom! :)
Valeu pela dica!
Abração!
Ótimo fim de semana!
Pedro Antônio
Postar um comentário