quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MJ como você nunca viu antes



 
“This is it” é uma generosa reconstrução da imagem de Michael Jackson, uma fórmula encontrada para refazer seu perfil e mostrar seu lado humano e doce, esquecido nos últimos anos pelo mundo. Mais que isso: é a chance de unir, como nunca antes, o rei do pop de pele descolorida à criança negra da época do Jackson Five.


Na quarta-feira, 28, na última sessão da estreia (que não estava lotada como imaginei), assisti a “This is it” intercalando silêncio e interjeições involuntárias. O filme é fiel ao seu personagem, narrando um Jackson à vontade, perfeccionista e fascinado por sua música.

As cenas mostram o astro em treinos de voz, numa aparente incansável busca pela perfeição. Ensaios detalhados, onde tempo e espaço estão à serviço do astro e da sua megalomania. Detalhe: cada close choca, como se ainda fosse surreal seu rosto de traços talhados.

Dirigida por Kenny Ortega, a história traz Michael Jackson, 50 anos, contracenando com notas, timbres, sopros e respiração que compõem seu cenário.  E quando os elementos se unem à voz de Michael, tudo faz sentido. Seus bailarinos são uma extensão do astro, reproduzindo seus passos com a perfeição de um espelho.

MJ parece se doar em pequenas doses durante os ensaios, mas talvez por distração, deixa-se envolver, para de encenar, e se torna ele mesmo. Toques precisos e batidas são acordes que exigem sincronia. “Eu quero que saia como eu escrevi. Quero como os fãs ouviram no disco”, dizia durante um dos ensaios mostrados nas quase duas horas de filme. De fato, dava muito trabalho para Michael Jackson ser ele mesmo.

Delicado e gentil, Michael conduz suas cenas finais com um vigor impressionante, contrariando, aparentemente, as suposições de que estivesse com as condições físicas abaladas. Nada poderia estar fora de compasso. “Espere a minha deixa”, reclamava ele com voz macia, no take do show em que reviveria os tempos de Jackson Five. “Faça com amor. A-M-O-R”, pedia.



Cantando “I’ll be there”, Michael ainda emocionava sua plateia de técnicos, que vibrava nos ensaios. Logo atrás, seus bailarinos ressuscitam a formação de Marlon, Tito, Jermanie e Jackie. Ao meio, o agora translúcido Michael está vivo como aquele menino negro, como se a criança estivesse ali, perdida dentro dos mesmos olhos e do mesmo sorriso. Ao cantar, Jackson revive.

O ritmo de “Thriller” é trazido com os mesmos arrastos de pés e fantasias em uma das mais marcantes passagens de “This is it”. E aquilo tudo é tão Michael Jackson que qualquer imitação é, no mínimo, ridícula.




No fim, fica certo um sentimento de perda – pela turnê que não aconteceu, pelos esforços, talvez vãos, e pelo vazio que não terá solução. “E o que acontece agora?” – me perguntei várias vezes durante o filme, que terminou sob aplausos.

Michael Jackson fez um esforço imenso para ser ele mesmo e um esforço mínimo para parecer surreal. Era dele, intrínseco, de pele. E sem se preocupar com verbos no passado: há sensações que só a música é capaz de causar; há sensações que só a música de Michael Jackson é capaz de causar.




EM TEMPO: A princípio, "This is it" fica em cartaz por duas semanas.
Crédito das fotos: Kevin Mazur

Nenhum comentário: