quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Insistência, teimosia e excelência

Anotar tudo que vem na cabeça não é um hábito que adquiri depois que abracei o jornalismo como profissão. Faço isso desde cedo, simplesmente para reforçar uma memória que falha nos momentos mais inoportunos*. Se vejo ou ouço algo interessante (ou burro), se lembro de algo que preciso fazer, se escuto numa música indo pro trabalho**, é certeza que vá anotar para lembrar depois - mesmo que não dê serventia alguma às anotações. Pouquíssimas coisas chegam ao seu destino final.

Bem, essa enrolada é pra falar que dia desses, mexendo em um dos muitos blocos de apuração que tenho, colecionados desde que o jornalismo é o jornalismo pra mim, encontrei uma frase. Interessante é que, apesar de não ter a data, eu me lembro quando e onde a vi: fazia uma prova de vestibular na Federal, há uns sete ou oito anos atrás, quando li na parede uma frase de Aristóteles. Na hora, vasculhei a bolsa atrás do bloquinho e anotei, pensando "isso talvez me sirva, algum dia". Fechei e lá ficou.

Então, com medo de esquecer de novo a tal frase dentro do bloquinho, arranquei a página e coloquei no meu quadro de cortiça: "Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito". Boa lembrança para os tempos atuais.

Imagens extraídas daqui

Agora há pouco, estava assistindo, na TV Brasil, um programa sobre Ziraldo. A primeira coisa que me chamou atenção foram os desenhos. Ok, nada demais, quando se trata dele, mas é algo além. O traço de Ziraldo é reconhecido, não passa despercebido entre outros. Os personagens têm a sua personalidade, traços e feições bem expressivas. Suas cores dão vida àquilo que está expresso no papel.



A segunda coisa é que, para chegar ao desenho final, Ziraldo risca, mede, desenha, redesenha, apaga, refaz. Insistentemente. Isso, tendo começado a carreira nos anos 50.

(ando com uma dificuldade grande de conseguir concluir meus textos).

ZIRALDO - Um mundo recheado de ideias brilhantes
Eu gosto da ideia de primazia, de excelência, de ser o melhor em algo. Nunca me importei em recomeçar, refazer, reeditar (embora perder um texto quase terminado é das piores coisas que pode me acontecer). Teimosia e insistência, sempre aqui.

*Essa semana, pedi a minha ficha 19 no Salesiano. Não quero nem relembrar minhas notas em Física e Matemática!
** Isso explica músicas soltas que aparecem por aqui. Na certa, eu ouvi em algum lugar...

Nenhum comentário: