domingo, 21 de março de 2010

Radiola & vinil

No ano passado, ganhei um presente muito simpático da minha sogra que, sabendo que eu estava numa saga atrás de uma radiola, resolveu me presentear com uma. Então, no meu quarto, habita um modelo "moderno" da Sony que toca tocava, além de vinis, CDs e K7s. Montadinha, ela  deve ter um pouco mais de 1m. A relíquia foi adquirida numa feira de troca-troca lá em Teresina e foi cuidadosamente transportada até aqui.

Coisas de sogras.

Desde então, pude dar serventia a alguns vinis que já havia ganho e criei o arcaico hábito de garimpar outras bolachas por aí. Trouxe umas em excelente estado da última viagem ao Rio de Janeiro, em novembro passado. Sobre as aquisições, um dos amigos que viajava comigo disse: "tais comprando pra jogar fora, né?".

Vou abrir, a partir deste post, um espaço para registrar as relíquias (ou não) que compro e trago para compor a discografia da minha radiola.

Para começar, um dos meus preferidos: "Sambas de ouro", produzido, segundo registro da capa, em 1985. Este eu achei numa garimpagem que fiz com Bruno lá no sebo de vinis, perto da agência central dos Correios, na Guararapes, aqui no Recife. Me custou R$ 1.

As músicas são ótimas. Sambas de primeira qualidade de sambistas que entendem de tudo do gênero. Resolvi comprar quando vi que o lado B tinha "Conversa de botequim", de Noel, na voz de Dolores Duran. É uma beleza.

Destaco também "Falsa baiana", de Geraldo Pereira, aqui muito bem interpretada por Roberto Silva, e "Acertei no milhar", de Wilson Bastista e Geraldo Pereira, uma narrativa engraçada sobre o marido de Etelvina, que ganha no milhar, faz mil planos e, por fim, descobre que é tudo um sonho.


Dê toda roupa velha aos pobres/ E a mobília podemos quebrar
Etelvina, vai ter outra lua-de-mel/ Você vai ser madame, vai morar num grande hotel
(...)
E nossos filhos, heim?/ Ô, que inferno/ Eu vou pô-los num colégio interno
(...)
Mas de repente, mas de repente/ Etelvina me acordou/ Está na hora do batente


Ficha técnica
Sambas de ouro
Produtor fonográfico: Som Indústria e Comércio S.A. (Discos Copacabana)
Direção artística: Luiz Mocarzel
Técnico de corte: Sílvia Regina

LADO A
"Na cadência do samba"
Composição: Ataulfo Alves e Paulo Gesta
Intérprete: Elizeth Cardoso
Hã? (Sei que vou morrer/ Não sei o dia/ Levarei saudades da Maria/ Sei que vou morrer/ Não sei a hora/ Levarei saudades da Aurora/ Quero morrer numa batucada de bamba/ Na cadência bonita de um samba...)

"Meus tempos de criança"
Compositor e intéprete: Ataulfo Alves
Hã? (Eu daria tudo que eu tivesse/ Pra voltar aos dias de criança/ Eu não sei pra quê que a gente cresce/ Se não sai da gente esta lembrança...)

"Falsa baiana"
Compositor: Geraldo Pereira
Intéprete: Roberto Silva
Hã? (Baiana, que entra na roda/ Só fica parada/ Não canta, não samba, não bole nem nada/ Não sabe deixar a mocidade louca/ Baiana é aquela que entra no samba que qualquer maneira/ Que mexe, remexe, dá nó nas cadeiras/Deixando a mocidade com água na boca...)

"Na baixa do sapateiro"
Composição: Ary Barroso
Intérprete: Ângela Maria
Hã? (...Bahia que não me sai do pensamento, ai ai/ Leva o meu lamento...)

"Acertei no milhar"
Composição: Wilson Batista e Geraldo Pereira
Intérprete: Jorge Veiga
Hã? (Acertei no milhar/ Ganhei quinhentos conto/ Não vô mais trabalhar...)

"Quando vim de Minas"
Compositor e intérprete: Xangô da Mangueira
Hã? (Quando eu vim de Minas/ Trouxe ouro em pó, quando eu vim...)

LADO B
"Se acaso você chegasse"
Composição: Lupicínio Rodrigues
Intérprete: Ciro Monteiro
Hã? (Se acaso você chegasse/ No meu chatô e encontrasse/ Aquela mulher que você gostou/ Será que tinha coragem/ De trocar nossa amizade/ Por ela que já te abandonou?...)

"Pombo Correio"
Composição: Benedito Lacerda e Darcy de Oliveira
Intérprete: Gilberto Alves
Hã? (Soltei meu primeiro pombo correio/ Com uma carta para a mulher que me abandonou/ Soltei o segundo, o terceiro/ O meu pombal terminou/ Ela não veio e nem o pombo voltou...)

"Agradeço a Deus"
Composição: Mano Décio e Ivone Lara
Intéprete: Ivone Lara
Hã? (Pra você eu jurei/ Não amar mais ninguém/ Meu coração já cansou de sofrer/ É triste, é cruel a dor de uma paixão/ Cansei de ser escravo da desilusão/ Já não tenho prantos para derramar/ Da vida que levei não quero lembrar/ E hoje sou feliz, me reencontrei/ Vivo com alegria pois da nostalgia já me separei...)

"Falsa Patroa"
Composição: Geraldo Jacques e Isaías de Freitas
Intérprete: Jackson do Pandeiro
Hã? (Doutor delegado, eu não tive culpa/ Foi a sua criada quem me convidou/ Dizendo que o apartamento era dela/ Me pegou pelo braço para jantar com ela/ O senhor compreende/ A cabrocha é boa/ Eu fiquei iludido achando que ela era a patroa)

"Conversa de botequim"
Composição: Noel Rosa e Vadico
Intérprete: Dolores Duran
Hã? (Seu garçon faça o favor de me trazer depressa/ Uma boa média que não seja requentada/ Um pão bem quente com manteiga à beça, um guardanapo/ E um copo d'água bem gelada...)

"Leva meu samba"
Composição: Ataulfo Alves
Intérprete: Mariza
Hã? (Leva meu samba/ Meu mensageiro/ Esse recado/ Para meu amor primeiro...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Massa, tb adoro samba, mas não curto a cantoria dessa galera mais velha(Dolores Duran, Chico Alves...), embora goste do Roberto Silva e do Ciro Monteiro.
Quando tiver um tempinho dá uma baixada nesse disco, Tatiana. É foda de bom!
Saiu há uns 10 anos como presente de final de ano para clientes de uma empresa, nunca saiu oficialmente.

http://juniordosamba.com/cds/2009/11/16/mangueira-sambas-de-terreiro-e-outros-sambas-1999-cd2/

PS: A sogrinha quer casar o filho. ehehehe

Enjoy, baby.

José Henrique