quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Do JC Comunicação & Marketing

Moema Luna, do Jornal do Commercio

Microsoft, erro de marketing?
27/Ago/2009

Por que a Microsoft modificou a fotografia de uma campanha publicitária da empresa na Polônia para apagar um homem negro da imagem? Quem sabe!! Mas que pegou mal para a marca, pegou. A repercussão foi impressionante, ontem só se falava nisso. Resta saber se a opinião pública imputará consequências de mercado, além da indignação momentânea. Assim como as pessoas, as marcas têm biografia.

A foto da propaganda, retirada ontem do site oficial, exibia uma mulher branca, um homem negro e um asiático, sentados em torno de uma mesa de reuniões. Mas a mesma fotografia, na versão polonesa da propaganda, apresentava um homem branco em vez de um negro, mas o japonês permaneceu na foto. No Twitter, a Microsoft classificou a iniciativa de “um erro de marketing”. Ontem, pediu desculpas.

» O ANTES E O DEPOIS

O antes e o depois publicado pelo site da Veja. O site, inclusive, diz que a substituição foi feita por montagem. Apenas as cabeças dos homens foram trocadas e a mão no cartaz alterado permanece a do homem negro. O IDG Now disse ainda que o laptop usado pelo executivo é, na verdade, um Macbook, da rival Apple, com o logotipo apagado.

Nenhum comentário: