domingo, 6 de dezembro de 2009

Enem, a piada do ano

Eu vou dizer a você, hoje, caro brasileiro que me lê, o que é uma palhaçada bem feita, com circo armado e tudo. Hoje, 6 de dezembro, essa palhaçada chama-se Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sim, com certeza você vai se cansar de ler desagravos a partir de hoje, mas preciso registrar aqui o que vi desde o mês de outubro.

Primeiro, tudo que é de aluno, de norte a sul, ficou sabendo que o Enem viria com mudanças. Aí corre menino, corre professor, corre todo mundo pra reorganizar as coisas. Tudo feito nas coxas, sem respeito àqueles que estão começando a vida e precisam, sim, de segurança para fazer escolhas. Enfim, vamos deixar a pedagogia de lado.

Segundo, o Enem é um concurso cuja primeira organizadora responsável não passou por licitação. Até aí, nenhuma novidade nesta merda de país. Mas aí, fato inédito (pelo menos no Enem): a prova vaza. Corre MEC, corre ministro, corre todos os otários brasileiros pra saber o que houve: um zé mané qualquer entrou, pegou a prova e saiu na boa. Burro, ainda ligou pro Estadão, tentando "vender" a prova. Burrice mesmo... quer furo maior pra um jornal do que o vazamento desse tipo? Ladrão burro!!!

Aí, a prova que ia ser em outubro, passa pra dezembro. Pronto, instaurado o samba do crioulo doido. Federais mudam datas, federais recusam nota do Enem e os estudantes, pobres coitados, que se virem pra resolver o duelo pressão x zona. Né? Desculpe-me, mas esse é o único nome que eu consigo encontrar pra descrever.

Mas no final, vai dar tudo certo. Ânimos acalmados, nova data marcada e vamos em frente. Aqui eu entro:

Estou de gaiata nessa, já que já sou formada há um ano e meio, mas queria cursar Letras. A UFPE não abre ingresso para portador de diploma para este curso há tempos, então tive que me virar no vestibular, 9 anos depois de ter feito o 3º ano.

Aqui no Recife, não temos o horário de verão (assim como no restante do NE e N do País). Então, veja que maravilha. Sábado, 5 de dezembro, sol escaldante do meio-dia: dia, data e hora da primeira prova do Enem. Imagine você o que é uma prova de 90 questões (que reúnem biologia, química, física, geografia e história) com textos longos, na hora do almoço? Junte aí o calor infernal que faz aqui no Recife (imagine Teresina e São Luis, que são ainda mais quentes) com uma sala suja e a cadeira quebrada de uma escola pública estadual (isso explicaria a evasão escolar?). O sol era tanto que batia no teto da quadra da escola e refletia dentro da sala, deixando todo mundo cego. Resultado: janela fechada e ventilador. Ma.Ra.Vi.Lha!

Corri e consegui ler a prova toda e pensar (olha, que ótimo!), mas não sem reclamar com os dois caboclos que faziam papel de "aplicadores" de prova e conversavam animadamente dentro da sala enquanto eu tentava desenterrar vestígios de química orgânica da época do Salesiano (salva, Ernani!). Pedi silêncio, né? Óbvio!

Hunf...

Sim, mas bom mesmo foi hoje, domingo, dia 6 - português, redação e matemática (minha maior inimiga). De novo, 90 questões (mais a redação) para serem resolvidas. Olhe, nem que seja pra me desmentir, entre no site do Inep e veja com seus próprios olhos a prova absurda de matemática. Uma coisa de louco! Ninguém, em todo Brasil, deve ter conseguido fazer a prova toda. Chega uma hora que, ou você sai chutando tudo, ou não vai ter tempo de marcar gabarito... (marcar gabarito, lembra? riscar as bolinhas...). Eu não consegui ler a prova de matemática toda, mesmo tendo feito a redação em 25 minutos (ser jornalista TEM que servir pra alguma coisa). 

Mais: 45 questões de português e NENHUMA de gramática! Acentuação e pontuação, então, nem se fala...

Para completar, a confusão se armou agora há pouco no site do G1, que tinha aberto link pro pessoal fazer comentários sobre a prova. Acho que o negócio lá pipocou quando o MEC divulgou gabaritos ERRADOS! Confundiu tudo. Tinha resposta dizendo certa alternativa que dizia que o vírus da Aids é transmitido por animais. Eu quase infarto achando que tinha emburrecido de vez.

Bem, esse é o desabafo deste domingo. Uma falta de preparo imperdoável do Ministério da Educação, que só ratifica o buraco onde estamos, cada vez mais fundo. E estamos, meu caro, num país onde não se respeita nada. Nada!

Agora eu to querendo saber onde isso tudo vai parar. Olha só o que divulga o G1:

Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Ao menos seis questões estão com problemas na resposta.
(...)

"O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota", disse coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.




Bora, Haad! Agora põe a cabeça pra fora de Brasília e vem logo resolver isso!

2 comentários:

Anônimo disse...

não entendi merda nenhuma

Anônimo disse...

Manda um desenho ai! O QI dos leitores tá baixo.