terça-feira, 9 de novembro de 2010

O dedilhar feroz de Yamandú

Esse fim de semana, desenterrei o meu CD de Yamandú Costa tocando com Dominguinhos, um fascinante exemplar da mais legítima música brasileira. Pode soar exagerado, mas de fato, a aposta foi certeira. A gravação é de 2007, da Biscoito Fino, e eu "ganhei" no aniversário do ano passado (as aspas: foi uma troca. De novo, pela quinta vez, eu tinha ganho "Samba meu", de Maria Rita), numa garimpagem pouco trabalhosa na Passa Disco.

Mas, voltando.

Vale a pena dar uma voltinha nas faixas do álbum. Particularmente, eu gosto da 9.

Eu vi Yamandú tocando ao vivo uma vez, durante a Mostra Internacional de Música de Olinda (a Mimo), em setembro de 2007, e poucas vezes vi algo tão impressionante. Foi por sso que quando bati o olho no CD, não consegui desistir da ideia de leva-lo.

Yamandú Costa, gaúcho, músico, autodidata, é talvez o melhor violonista vivo no Brasil. Ele é, na minha opinião (até por Dilermando Reis já ter partido). Assustador, fascinante e intrigante.


Nenhum comentário: