sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Usando Kafka como exemplo...

Obra: O Processo

Resumo - crédito: Wikpédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Processo )

Conta a história de Joseph K., bancário que é processado sem saber o motivo. A figura de Joseph K. nos faz lembrar daquela pessoa que sofre sem que tenha dado motivo para isso. Embora Kafka tenha retratado um autoritarismo da justiça ao se ver com o poder nas mãos para condenar alguém, sem lhe dar chance para se defender, ou ao menos saber por que estava sendo punido; podemos levar a figura de Joseph K., bem como de seus acusadores, para vários campos da vida humana: trabalho (quem nunca se viu cobrado ou perseguido, sem que seus acusadores lhe dissessem em que estaria sendo negligente), religião (quem nunca se viu pego, de surpresa, como K., por um fanático encolerizado, dizendo que teríamos ferido às leis divinas, sem que nos dissessem por que), na escola (quem nunca se viu como Joseph K., ao ser críticado por seu desempenho, sem que soubesse em que havia falhado, não nota, mas crítica vaga, às vezes de colegas, às vezes dos próprios mestres).


A vida é, por vezes, injusta, certo?
Certo?
Errado...
Acho que eu que sou injusta. Você é também...

Passamos a vida toda reclamando do que nos falta. Não importa o que seja. Dinheiro, expectativas, planos futuros, sonhos, reconhecimento, amor... Julgamos os outros, nos julgamos. Nos culpamos por aquilo que almejamos ter ou ser e não conseguimos, mas acabamos esquecendo do que somos. Alías, não conseguimos enxergar a pessoa maravilhosa e única que nos tornamos.

É. Única!

Desistir? Jamais...

-------------------------------------------------------------------

Lágrimas e Tormentos

(Marisa Monte)

Lágrimas, tormentos
Quantas desilusões
Foram tantos sofrimentos e decepções
Mas um dia o destino a tudo modificou

Minhas lágrimas secaram
Meus tormentos terminaram
Foi uma nuvem que passou

Minhas lágrimas secaram
Meus tormentos terminaram
Foi uma nuvem que passou

E hoje a minha vida é um carrossel de alegrias
E como se não bastasse, estou amando de verdade
Me perdoa se eu me excedo em minha euforia
Mas é que agora sei o que é felicidade
Me perdoa se eu me excedo em minha euforia
Mas é que agora sei o que é felicidade


-----------------------------------------------------------

Outra sexta... oba!
Quem sabe um sol esse fim de semana??

-----------------------------------------------------------

Faltam 127 dias.
Uma pilha de livros para ler... tempo nenhum para eles.

------------------------------------------------------------

UMA PAUSA:
Pauta sobre complexos

Digo eu: Embora o dia esteja ótimo, eu não estou. Acho que não nasci para sentir saudades.
(daí, falo-lhe sobre meus complexos...)
Minha interlocutora: é vc quem tem que mudar o pensamento de achar:
1- que vc é gorda
2- que as pessoas vão gostar de vc se vc fosse mais magra
3- vc está subestimando as pessoas
Eu (surpresa): eu estou subestimando as pessoas?
Minha interlocutora: vc está achando que as pessoas gostam de vc pelo seu corpo, qdo na verdade, elas gostam de sua presença....de vc.

Realmente. Se a minha sábia interlocutora estiver certa (o que eu aposto), eu subestimo os outros...

Nenhum comentário: