terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ali, na Rua Chile, 371


Olha que maravilha!!

Buenos Aires (a capital internacional do Brasil) acaba de ganhar uma estátua da sua filha mais ilustre*. Na esquina das ruas Defensa e Chile, no bairro de Monserrat, bem sentada num banquinho, está Mafalda, a filha-prodígio de Quino (o escritor Joaquín Salvador Lavado, sobre quem você pode ler mais aqui). De acordo com o escultor, a estátua retrata a Mafalda em tamanho real. Olhaí:

Mafalda e seu "pai", Quino
A escultura, do artista Pablo Irrgang foi inaugurada no sábado passado, 30 de agosto, com presenças do criador e de fãs. Fãs mesmo, como o cartunista Carlos Garaycochea que propôs que Mafalda fosse estampada nas notas do peso argentino.

[Coitadinha da Mafalda, Garaucochea! Com sua sapiência infanto-psicológica, ela merece virar estampa para moedas mais valorizadas, como o Euro. Veja aqui a cotação de hoje para o peso argentino.]

Quino declinou a proposta, e disse que, se fosse o caso, a figura mais adequada para tal função era Manolito, o amiguinho capitalista-mirim de Mafalda - aspirante a Rockefeller portenho - cujo pai era o dono do armazén "Don Manolo". O tal do "Don Manolo vende baratíssimo!". (blog de Ariel Palácios)

É provável que a estátua seja deslocada no lugar atual até ficar em frente ao prédio em que “mora” Mafalda, na Rua Chile, 371. Foi neste endereço onde Quino começou a desenha-la nos anos 60.

De acordo com o post de Ariel Palácios (veja completo aqui), a prefeitura de Buenos Aires finalmente tomou vergonha, deixou a burocracia de lado, e colocou uma placa na fachada do prédio, indicando a localização da residência de Mafalda, “a menina que odeia sopa, ama os Beatles e é ‘cult’ há décadas”.


Curiosidades:

- Mafalda foi publicada somente entre 1964 e 1973.
- Jornalistas investigaram tirinhas e comentários de Quino até descobrir o “verdadeiro” endereço de Mafalda. Juntando o “coletivo 86” e demais indicações, chegaram à conclusão que a mocinha mora na Rua Chile, 371, no décimo andar, apartamento “E”. O resultado foi confirmado por Quino, sendo este o endereço do escritor na década de 60.
- Mafalda foi oficialmente criada em 25 de março de 1962, com tinta nanquim, para uma propaganda de uma empresa de eletrodométicos, a Mansfield. O anúncio deveria ser publicado no Clarín, mas o contrato foi rompido e a campanha, cancelada.
- A estreia de Mafalda nas tirinhas foi em 29 de setembro de 1964.
- A personagem Mafalda tem seis anos (e uma capacidade surreal de filosofar).


* Mafalda é mais inteligente que qualquer Perón...

Nenhum comentário: